domingo, 2 de maio de 2010

Nova lei anti-imigração do Arizona e protestos

Notícia da Folha de São Paulo e da BBC Brasil.
O referido protesto ocorre em oposição a mais uma lei que tenta categorizar seres humanos baseado em critérios étnicos e raciais, e que servirá como aporte para ampliação do poder policial sobre a vida dos cidadãos.
É uma lei de exceção, como uma série de outras no que tange ao debate em torno da imigração, aonde a definição de "suspeito" será feita baseada nos já conhecidos critérios seletivos utilizados pelo aparato policial.
Provavelmente serão derivados daí problemas que aumentarão a tensão racial e social do país, visto que na seletividade da aplicação desse tipo de lei, este tipo de atitude costuma refletir não apenas sobre a discriminação de raça, mas também de classe, num contorno que não somente influi sobre a população de origem hispânica, mas também de outras nacionalidades.


Pais de cem mil protestam nos EUA contra lei anti-imigração do Arizona
da BBC Brasil

Centenas de milhares de pessoas realizaram manifestações em mais de 70 cidades dos Estados Unidos, neste sábado, para protestar contra uma polêmica lei anti-imigração introduzida no Estado do Arizona.

O maior protesto ocorreu em Los Angeles, onde a cantora de origem cubana Gloria Estefan e o arcebispo Roger Mahoney lideraram uma marcha que contou com cerca de 100 mil pessoas, segundo a polícia.

A nova lei prevê que a polícia do Arizona aborde e interrogue qualquer pessoa suspeita de estar no país ilegalmente.
Mas os manifestantes dizem que a legislação pode tornar alvos cidadãos de origem hispânica, além de inflamar a tensão racial.

Boicote

'É o direito de todo americano proteger o lugar onde vivem. Mas isso não lhes dá um motivo para impor uma lei que pode criar racismo e discriminação', disse Gloria Estefan à multidão reunida em Los Angeles.

Os manifestantes seguravam cartazes pedindo um boicote ao Arizona ou até com a imagem do governador republicano Jan Brewer como Adolf Hitler.

Muitos presentes acenavam a bandeira americana e outros gritavam frases pedindo a intervenção do presidente Barack Obama.

A nova legislação foi assinada no início de abril por Brewer, que disse que ela 'protege todos os cidadãos americanos'.

Aqueles que apoiam a lei dizem que ela ajudará a controlar a imigração ilegal no Arizona.

O Estado é o principal ponto de entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos e abriga cerca de 460 mil deles.

Nenhum comentário: