sábado, 20 de dezembro de 2008

Algumas cidades do mundo tomadas por lutas sociais

Chega ao terceiro dia a ocupação por estudantes da New School University, de Nova York. Os estudantes se manifestam por melhoria das condições de ensino da universidade e contra as consequências que o país vem sofrendo e sofrerá devido à atual crise econômica.
Não somente Nova York, mas a Grécia também é local de protestos contra as atuais condições da economia mundial e o governo local. Umas das principais universidades do país, a Universidade Politécnica de Atenas é ocupada. Alguns dos lemas das manifestações são "Abaixo o governo de sangue, pobreza e privatizações", ou "Estado assassino" em protesto contra a repressão que os manifestantes vem sofrendo por parte da polícia. O governo grego reage às manifestações prendendo parte dos manifestantes.
É de importante percepção o ocorrido em uma ótica de manifestações pós-crise econômica. Vale lembrar que a crise de 1929, que é paulatinamente comparada a esta, foi responsável por grandes transformações sociais não somente nos Estados Unidos, mas também ao redor do mundo.
Segue abaixo a carta traduzida do comitê de ocupação da New School University.
"De Nova Iorque:
Acabamos de ocupar a ‘New School University’. Nós liberamos este espaço para nós mesmos, e para todos aqueles que queiram se juntar nós, para uso autônomo geral. Nós tomamos a universidade em solidariedade explícita com o aqueles que ocupam as universidades e as ruas na Grécia, na Italia, na França e na Espanha. Esta ocupação começa como uma resposta às circunstâncias específicas na ‘New School’, sobre a corporatização da universidade e no empobrecimento do ensino em geral. Entretanto, não é apenas esta universidade mas igualmente a cidade de Nova Iorque que está em crise: nos próximos meses, milhares de nós estaremos perdendo nossos empregos, a moradia vai atingir preços exorbitantes e inacessível a muitos e haverá picos no custo de vida.
Assim, nós afirmamos que a natureza geral destas circunstâncias intoleráveis reside na do capitalista em todos seu espectro, em nossas universidades e em nossas cidades, e em todas as relações sociais. Por este motivo, o que começa hoje à noite na “New School” não pode, e não deve, ser contido aqui.
De tal forma que: com esta ocupação, nós inauguramos uma seqüência de revolta em New York City e nos Estados Unidos, uma onda de ocupações, bloqueios, e greves nesse momento de crise.
Podem ter certeza de que isso é apenas o começo.
Com solidariedade e amor,
de Nova Iorque
à Grécia, A Italia, a França e a Espanha,
á insurreição vindoura!
Comitê de ocupação da Universidade “New School”"
Alguns links que trazem notícias dos ocorridos nas duas cidades.
Blog da ocupação nova-iorquina : http://www.newschoolinexile.com/
Nota da ocupação da universidade grega: http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=943211
Link em português com breves notícias: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/12/435558.shtml

Um comentário:

Prof. Ribas disse...

É importante esse registro postado pelo monitor de Teoria do Estado Rafael Barros Vieira. Temos de acompanhar no ano que se inicia de 2009 quais serão as consequências em termos de movimentos socias a grave crise do capitalismo internacional em curso.