quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A guerra sem fim no Afeganistão

Notícia da Reuters e da Folha de São Paulo

Exército dos EUA nega que faça avaliação de jornalistas no Afeganistão
Publicidade

da Reuters, em Washington

Os militares dos Estados Unidos no Afeganistão se defenderam nesta quinta-feira das acusações de que uma empresa de comunicação esteja avaliando o trabalho de jornalistas e sugerindo formas de obter uma cobertura mais positiva no noticiário.

O "Stars and Stripes" (estrelas e listras, em referência à bandeira americana), jornal voltado para as tropas dos EUA, disse ter obtido documentos preparados para os militares pela empresa Rendon Group, de Washington, que qualificava o trabalho dos jornalistas como "positivo", "neutro" ou "negativo".

O jornal, parcialmente financiado pelo Pentágono, mas editorialmente independente, disse que os perfis dos jornalistas incluíam sugestões sobre como "neutralizar" reportagens negativas e obter uma cobertura favorável.

Um gráfico publicado pelo jornal reproduz o que seria um relatório da Rendon sobre a cobertura de um repórter para um grande jornal não identificado dos EUA até meados de maio. O trabalho desse repórter era considerado 83,3% neutro e 16,67% negativo a respeito das metas dos militares.

O comando militar dos Estados Unidos no Afeganistão disse que o Rendon Group presta vários serviços sob um contrato de um ano, avaliado em US$ 1,5 milhão, e que inclui uma cobertura do noticiário, mas não abrangeria a atribuição de notas aos jornalistas.

"Estou aqui desde junho e nunca usamos nenhum produto da Rendon para qualificar jornalistas específicos ou tentar influenciar suas reportagens", disse o contra-almirante Gregory Smith, diretor de comunicações das forças dos EUA no Afeganistão.

O comando disse que o Rendon Group compilava o histórico dos jornalistas, inclusive detalhes biográficos e tópicos recentes que eles cobriram, para preparar os líderes militares para entrevistas. Isso incluía resumos sob títulos como "Histórico", "Cobertura" e "Perspectiva, Estilo e Tom".

No entanto, o comando militar disse que jamais usou tais informações para determinar se um repórter merecia a oportunidade de acompanhar uma unidade militar ou entrevistar um oficial.

A reportagem do Stars and Stripes, publicada na quarta-feira, gerou condenação de organizações que representam jornalistas nos EUA e no mundo.

"Esta realização de perfis de jornalistas compromete ainda mais a independência da mídia", disse Aidan White, secretário-geral da Federação Internacional dos Jornalistas, com sede em Bruxelas.

"Isso tira qualquer pretensão de que o Exército está interessado em ajudar os jornalistas a trabalharem livremente. Sugere que eles estão mais interessados em propaganda do que em uma reportagem honesta."

Segundo o Rendon Group, as menções a textos positivos, negativos e neutros se referiam a como o conteúdo afetava os objetivos militares. Coberturas "neutras para negativas" se referiam, por exemplo, a relatos sobre seqüestros e atentados suicidas.

"A informação e análise que geramos está desenvolvida pela quantificação desses temas e tópicos, e não pela classificação dos repórteres", disse nota divulgada no site da empresa.

Nenhum comentário: