segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Montadora Nissan vai cortar 20 mil empregos em todo o mundo

Segue abaixo matéria da Folha de São Paulo que trata dos reflexos da crise na economia japonesa.


A montadora japonesa Nissan anunciou nesta segunda-feira que deve cortar 20 mil empregos em todo o mundo como resultado do primeiro ano de prejuízo da companhia em quase uma década. A empresa prevê uma perda de 265 bilhões de ienes (US$ 2,9 bi) para o ano fiscal de 2008-2009 (que termina em março deste ano).

"A indústria automotiva mundial está em uma crise, e a Nissan não é exceção", afirmou o executivo-chefe do grupo Renault-Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn. De acordo com o presidente da empresa, o fechamento de vagas atingirá 8,5% de toda a força de trabalho da Nissan.

Segundo a agência de notícias Associated Press, a última vez que a Nissan registrou perdas foi em 2000, antes da fusão com a francesa Renault que colocou Ghosn para resgatar a japonesa da falência.

"Em 1999 nós estávamos sozinhos, mas em 2009 estamos todos juntos", disse Ghosn sobre a crise financeira durante a divulgação das previsões da empresa nesta segunda, em Tóquio (Japão).

Com as demissões, a Nissan se une a outras grandes companhias japonesas entre os afetados pela crise. A Toyota anunciou que deve registrar em 2008 seu primeiro prejuízo anual da história; a Panasonic planeja fechar 27 fábricas e demitir 15 mil funcionários. As montadoras Honda, Yamaha, Suzuki e Mazda também registraram perdas, assim como as companhias do setor tecnologico Sony, Toshiba e Sanyo, entre outras.

Nenhum comentário: