segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Diplomata iraniano detido no Iraque em 2007 acusa EUA de tortura

Notícia da Folha de SP

Diplomata iraniano detido no Iraque em 2007 acusa EUA de tortura
Publicidade

da Efe
da Folha Online

Um dos cinco diplomatas iranianos detidos pelos Estados Unidos no norte do Iraque em 2007 e libertados dois anos depois acusou o Exército americano de cometer tortura.

Em entrevista concedida à agência de notícias iraniana Fars e reproduzida em parte pela televisão estatal por satélite, Majid Qaemi Heydari assegura que foi agredido com brutalidade durante o tempo em que esteve detido.

"Cobriram as nossas cabeças e nos algemaram. As algemas estavam tão apertadas que me causaram ferimentos", explicou Heydari, ao ressaltar que o tratamento recebido foi pior que o dado aos presos iraquianos.

Em abril de 2007, unidades do Exército americano invadiram o Consulado do Irã na cidade iraquiana de Erbil e capturaram cinco iranianos que portavam passaportes diplomáticos da República Islâmica.

Após dois anos em cativeiro, todos foram libertados em 9 de junho do ano passado.

EUA e Irã, que não possuem relações diplomáticas há três décadas, estão em uma fase de tensão em várias frentes. O governo americano lidera a pressão internacional sobre o programa nuclear iraniano, sobre o qual pesam suspeitas de que tenha finalidades bélicas.

O governo iraniano, contestado por um grande movimento interno que denuncia fraudes nas eleições que reelegeram o presidente Mahmoud Ahmadinejad, denuncia a influência americana sobre a oposição.

Várias denúncias de tortura de prisioneiros políticos foram feitas contra o governo iraniano desde a eclosão dos distúrbios, em junho.

Nenhum comentário: