quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Holocausto

Folha de S. Paulo de 22 de setembro de 2010

Porto Alegre vai ter aula obrigatória de Holocausto
Conteúdo fará parte da disciplina de história

DE SÃO PAULO

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou um projeto que torna obrigatório o ensino do Holocausto na rede pública da cidade.
A proposta, votada na semana passada, será sancionada no dia 18 de outubro e começa a valer a partir de 2011 para as escolas públicas de ensino fundamental.
Autor da proposta, o vereador Valter Nagelstein (PMDB) argumenta que o Holocausto -extermínio de judeus na Europa durante o regime nazista (1933-45)- foi "o mais grave" episódio da história de desrespeito aos direitos humanos e que estudá-lo propicia aos alunos "uma visão mais profunda sobre o preconceito".
Porto Alegre, onde já houve registros de casos de violência envolvendo neonazistas e "skinheads", é a primeira cidade do país a aprovar um projeto nesse sentido, de acordo com a Confederação Israelita do Brasil.
Para o presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Henry Chmelnitsky, a lei reforça a importância de reconhecer o Holocausto, num momento em que parte da sociedade afirma que ele é "uma fantasia".
"O Mahmoud Ahmadinejad [presidente do Irã], por exemplo, chega a considerar a negação do evento", diz.
Chmelnitsky diz que, com a lei, Porto Alegre dá "exemplo de cidadania".
O projeto recebeu uma menção de apoio da Unesco (braço da Organização das Nações Unidas para educação e cultura). (ESTELITA HASS CARAZZAI)

Nenhum comentário: