quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Os anos 2000 e os golpes na América Latina: semelhanças e diferenças

Breve resumo para discussão.


Venezuela (2002) – Hugo Chávez, presidente eleito em 1998, é deposto por um golpe militar em abril de 2002, após conflitos entre manifestantes a favor e contra o governo. O golpe dura menos de 48 horas e Chávez volta ao poder. Segundo ele, um avião com matrícula norte-americana estava preparado para levá-lo da Venezuela contra a sua vontade.


Haiti (2004) – O presidente Jean-Bertrand Aristide, eleito em segundo mandato não consecutivo em 2001, foi derrubado por um golpe militar em fevereiro de 2004. O presidente foi seqüestrado no meio da noite e enviado contra a vontade para República Centro-Africana. Aristide afirma que mariners norte-americanos estiveram envolvidos em sua captura e exílio.

Honduras (2009) – Manuel Zelaya é sequestrado por militares, e enviado de avião para a Costa Rica. O presidente pretendia convocar uma assembléia nacional constituinte, sinalizando para a adoção do chamado Novo Constitucionalismo Latino-Americano, que busca uma maior participação popular direta nos debates e formulações constitucionais. A Argentina, o Brasil, os Estados Unidos e a Venezuela não reconhecem o novo governo golpista.

Nenhum comentário: