segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Memórias Reveladas: lançada campanha para a doação de documentos do regime militar

Em tempos de golpe em Honduras, o assunto talvez ganhe ainda mais relevância, dada a sua importância no processo de consolidação da democracia brasileira.


O governo federal começou a veicular, a partir deste último domingo, 27, uma campanha nacional para mobilizar a sociedade a reconstruir a história do País durante o período de 1964 a 1985. A campanha buscará sensibilizar pessoas e organizações a doarem documentos referentes ao regime militar ao Arquivo Nacional e aos parceiros, em todos os estados, do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas.

Dessa forma, será possível resgatar informações sobre um período tão marcante de nossa História e, também, contribuir para a localização de corpos de mais de 140 desaparecidos políticos.
A mobilização é direcionada a toda a sociedade, mas com segmentação para o público jovem e formador de opinião. Os comercias de rádio, anúncios de revista e jornal, peças de Internet e cartazes servirão de apoio à mobilização.

Os filmes contêm depoimentos de familiares dos desaparecidos políticos Rubens Paiva, Fernando Santa Cruz, Dinaelza Santana Coqueiro e Vandick Reidner Pereira Coqueiro. Nos próximos dois meses eles serão veiculados em TV aberta, no formato de 30 segundos, e TV por assinatura, de 60 segundos.

Os interessados em colaborar ou se informar sobre o tema poderão acessar o Portal Memórias Reveladas (www.memoriasreveladas.gov.br), onde está disponível o novo hotsite de divulgação do Memórias Reveladas. O sítio traz, ainda, informações sobre o período de 1964 a 1985, como a censura aos meios de comunicação e manifestações artísticas, a repressão ao movimento estudantil e operário. Além disso, estão abertas ao público informações sobre os documentos já catalogados pelo Arquivo Nacional .



O Arquivo Nacional e os parceiros do Memórias Reveladas garantem o anonimato de quem preferir não se identificar, nos termos do Edital de Chamamento de Acervos 001/2009, também disponível no Portal Memórias Reveladas.

O projeto de resgate histórico é coordenado pelo Arquivo Nacional, da Casa Civil da Presidência da República, por meio do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas, e conta com mais de quarenta instituições e entidades parceiras em todo o País. O Centro foi criado em 13 de maio deste ano, como pólo catalisador de informações dos acervos documentais de instituições públicas e privadas, tendo por objetivo tornar-se um espaço de convergência, difusão de documentos e produção de estudos e pesquisas a respeito do regime política que vigorou entre 1º de abril de 1964 e 15 de março de 1985.


Informações adicionais:
E-mail: memoriasreveladas@arquivonacional.gov.br
Tel: 0800-7012441

www.memoriasreveladas.gov.br

Nenhum comentário: