sexta-feira, 3 de julho de 2009

Ofensiva dos EUA no Afeganistão deixa ao menos 12 insurgentes mortos

Mais um capítulo da Guerra de Obama.
Mais do que fundamental em momentos de classificação de seres humanos como insurgentes para permitir sua matabilidade incondicionada o capítulo 2 da obra Homo Sacer- O poder soberano e a vida nua de Giorgio Agamben.

Notícia da Folha de SP com as agências Efe e Associated Press.

Ofensiva dos EUA no Afeganistão deixa ao menos 12 insurgentes mortos
Publicidade

colaboração para a Folha Online

Ao menos 12 supostos insurgentes e um soldado da coalizão liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão foram mortos desde o início da grande ofensiva lançada contra o grupo radical islâmico Taleban na província de Helmand.

Entenda a nova operação dos EUA no sul do Afeganistão
Saiba como a grande ofensiva dos EUA muda a Guerra do Afeganistão

Uma porta-voz da coalizão, Elisabeth Mathias, explicou por telefone à agência de notícias Efe que estão sendo registrados "intensos combates" nos arredores do município de Khanishin, capital do distrito de Reg, e outras zonas do vale do rio Helmand.
Peter Graff/Reuters


Segundo ela, até agora os choques mataram "uma dúzia de insurgentes" e um marine americano, segundo Mathias, que acrescentou que vários soldados ficaram feridos.

Além disso, um civil sofreu ferimentos durante a operação e foi atendido pelo pessoal médico da coalizão.

Quase 4 mil marines americanos e 650 membros das forças de segurança afegãs participam da Operação Khanjar (que significa "Golpe de Espada"), lançada nesta quinta-feira com o objetivo de retirar dos talebans suas principais fortificações em Helmand e garantir a segurança para as eleições presidenciais do próximo dia 20 de agosto.

Apesar dos confrontos registrados em algumas regiões, os militares têm encontrado uma "pequena resistência", de acordo com outro porta-voz militar, o capitão Bill Pelletier.

Mais objetivos

O objetivo da operação em Helmand não é simplesmente matar talebans, mas também conquistar a população local --uma tarefa difícil em uma região em que estrangeiros são vistos com suspeitas.

"Não estamos preocupados com o Taleban, não estamos focados neles. Nosso foco é a população. É importante colaborar com os principais líderes [locais], ouvir o que eles precisam e quais são suas prioridades", disse Pelletier.

A ofensiva abrange uma área de 88 km controlada pelos insurgentes. Tropas estrangeiras nunca haviam operado em grandes números de soldados na região.

Neste segundo dia de operação, as tropas conseguiram tomar o controle de distritos centrais de Nawa e Garmser, e negociaram entrar em Khan Neshin.

Enquanto a ofensiva é levada adiante, a explosão de uma bomba em uma estrada na Província de Paktia, na região leste do Afeganistão, causou a morte de três afegãos e de um trabalhos estrangeiro.

Com Efe e Associated Press

Nenhum comentário: