sexta-feira, 27 de março de 2009

Continuando: exceção transnacional

Segue a política indiscriminada de transformação dos oprimidos em Homo Sacer.


Polícia afegã diz que tropas da Otan mataram dois agricultores
Publicidade

da Reuters

Tropas sob o comando da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) mataram a tiros dois agricultores que estavam irrigando suas terras no leste do Afeganistão, disse um policial, nesta quarta-feira, à agência de notícias Reuters.

O incidente ocorreu na noite desta terça-feira (24) nos arredores de Khost, segundo o chefe regional de polícia Abdul Qayum Baqizoi.

O presidente afegão, Hamid Karzai, afirmou recentemente que a morte de civis são a maior causa de tensões entre ele e seus apoiadores ocidentais, que mantêm cerca de 70 mil soldados no Afeganistão para enfrentar a insurgência do grupo radical islâmico Taleban.

Um porta-voz das forças da Otan disse, sem entrar em detalhes, que a aliança está investigando o incidente.

Na semana passada, oficiais dos EUA e o governo afegão entraram em atrito por causa da morte de cinco afegãos na Província de Kunduz (norte), durante uma ação militar norte-americana.

As autoridades locais dizem que os mortos não eram militantes, e sim empregados de um prefeito local. Os militares dos EUA afirmam, no entanto, que tinham informações detalhadas sobre atividades ilegais e que foram recebidos a tiros no local.

Mais de 2.100 civis foram mortos no ano passado no Afeganistão, 40% a mais do que em 2007, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) --o ano mais violento no país desde a chegada das tropas da coalizão internacional em 2001, como resposta aos ataques terroristas de 11 de setembro do mesmo ano, nos Estados Unidos. As forças estrangeiras foram responsáveis por um quarto dessas mortes, de acordo com a entidade internacional.

Também em Khost, uma bomba colocada em uma calçada matou oito civis e feriu outros oito em um micro-ônibus, segundo as forças da Otan.

Nenhum comentário: