sexta-feira, 27 de março de 2009

Exceção à inglesa

Exército britânico cogita o envio de 2.000 militares ao Afeganistão
Publicidade

colaboração para a Folha Online
da Efe

O chefe do Exército britânico está disposto a enviar até mais 2.000 militares ao Afeganistão, diante do temor de que a missão ocidental nesse país fracasse se não chegarem reforços suficientes.
Omar Sobhani/Reuters
Militares britânicos fazem patrulha na Província de Helmand, no Afeganistão; efetivo total de tropas pode chegar a 10 mil
Militares britânicos fazem patrulha na Província de Helmand, no Afeganistão; efetivo total de tropas pode chegar a 10 mil

Nesta quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu o envio de até 4.000 militares ao país, além dos 17 mil soldados. O anúncio oficial do plano de segurança ocorre nesta sexta-feira.

Segundo declarações concedidas ao jornal "The Times" o general Richard Dannatt, disse que os reforços poderiam ser elementos da 12ª brigada mecanizada, que, a princípio, treinou para ir ao Iraque.

A decisão de enviar esses reforços, atualmente em fase de discussão no governo, elevaria o contingente britânico em país asiático para 10 mil.

Até agora, tiveram pouco êxito os esforços de americanos e britânicos para convencer outros países a oferecerem mais tropas ao Afeganistão.

Dannatt, chefe do Estado-Maior Conjunto, explicou que não há, por enquanto, planos para enviar ao Afeganistão uma brigada inteira do Reino Unido, o que elevaria para 12 mil os efetivos britânicos.

Nenhum comentário: