quinta-feira, 7 de maio de 2009

Acesso à informação


Centro de Referência sobre arquivos da Ditadura será inaugurado dia 13/05


O “Memórias Reveladas Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985)” será lançado no próximo dia 13 de maio, em Brasília-DF. Trata-se de uma iniciativa da Casa Civil da Presidência da República, em parceria com diversos governos estaduais, e que conta com a coordenação do Arquivo Nacional.


O Centro tem por objetivo tornar-se um pólo difusor de registros documentais sobre as lutas políticas no Brasil, nas décadas de 1960 a 1980. Nele, fontes primárias e secundárias serão gerenciadas e colocadas à disposição do público, incentivando a realização de estudos, pesquisas e reflexões sobre o período.


Para tanto, o Memórias Reveladas contará com um portal na Internet por meio do qual os usuários terão acesso ao Banco de Dados do Centro de Referência, contendo informações e reproduções digitais dos acervos de instituições e entidades parceiras. O portal contará, também, com seções como Publicações Digitais, Exposições Virtuais, Multimídias, entre outras. De forma a garantir o mais amplo acesso, nenhum software específico será necessário, e tanto o portal e o banco de dados serão compatíveis com os programas mais utilizados no mercado e com programas distribuídos gratuitamente.


Devido ao grande volume de documentação, o Banco de Dados será alimentado progressivamente. A perspectiva é que até setembro praticamente todo o acervo dos DOPS e dos DEOPS (órgãos centrais no sistema de repressão do Regime Militar) esteja disponível.


Todos podem contribuir com o Memórias Reveladas, participando da campanha de doação de documentos e registros de informações sobre a temática do Centro, ora sob a posse de pessoas físicas ou jurídicas, servidores públicos, civis e militares ao Arquivo Nacional.


Assim que o Portal estiver disponível on-line, postaremos o endereço neste blog.

Nenhum comentário: