segunda-feira, 4 de maio de 2009

Vamos repensar a universidade?

O bolsista Renan Cardoso da monitoria de Teoria do Estado da UFF envia a seguinte matéria:

Para reinventar a universidade (Artigo)
Data: 03/05/2009
Veículo: O ESTADO DE S. PAULO - SP
Editoria: VIDA
Jornalista(s): Mark C. Taylor
Assunto principal: ENSINO SUPERIOR
Mark C. Taylor *

A pós-graduação é a Detroit do ensino superior. A maioria dos programas de
pós-graduação em universidades americanas produz um artigo para o qual não
há mercado e desenvolvem habilidades cuja demanda está em queda - pesquisa
em subcampos dentro de subcampos e divulgação em publicações lidas apenas
por alguns colegas. Tudo a um custo em rápido crescimento - às vezes acima
de US$ 100 mil (R$ 218 mil) em crédito estudantil.

Os congelamentos de contratações e as dispensas generalizadas colocaram
esses problemas em forte destaque neste momento. Mas o sistema de
pós-graduação está em crise há décadas, e as sementes dessa crise remontam à
formação de universidades modernas. Kant escreveu, em seu trabalho de 1798,
O Conflito das Faculdades, que as universidades deveriam "tratar do conteúdo
inteiro do ensino com a produção em massa, por assim dizer, com uma divisão
de trabalho, de modo que para cada ramo das ciências haveria um professor
público ou professor nomeado como seu responsável".

Infelizmente, esse modelo de universidade com produção em massa levou a uma
separação onde deveria haver uma colaboração e a uma especialização sempre
crescente.

Em meu departamento de religião, por exemplo, temos dez docentes
trabalhando em oito subcampos, com pouca sobreposição. E, à medida que os
departamentos se fragmentam, pesquisa e publicação se tornam cada vez mais
sobre cada vez menos. Cada acadêmico torna-se o responsável não por um ramo
das ciências, mas por um conhecimento limitado que, com frequência, é
irrelevante.

A ênfase em um aprendizado estreito também encoraja um sistema educacional
que se tornou um processo de clonagem. Docentes cultivam alunos cujos
futuros eles vislumbram como idênticos a seus próprios passados, apesar de
sua vitaliciedade se interpor no caminho de esses alunos terem um futuro
como livres docentes.

Para o ensino superior americano prosperar no século 21, as universidades
precisam ser, como Wall Street e Detroit, reguladas com rigor e
completamente reestruturadas.

SEIS PROPOSTAS

O longo processo para tornar o ensino superior mais ágil, adaptativo e
imaginativo pode começar com seis grandes passos:

1. Reestruturar o currículo, começando pelos programas de pós-graduação e
prosseguindo o quanto antes para os de graduação. O modelo de divisão de
trabalho de departamentos separados é obsoleto e deve ser substituído por um
currículo estruturado como uma teia ou uma rede adaptativa complexa. Um
ensino e conhecimento responsável deve se tornar multidisciplinar e
multicultural.

2. Abolir departamentos permanentes, mesmo na graduação, e criar programas
focados em problemas. Esses programas em constante evolução teriam cláusulas
sobre tempo de validade, e a cada sete anos cada um seria avaliado, podendo
ser abolido, continuado ou significativamente modificado. É possível
imaginar um amplo leque de tópicos em torno dos quais zonas de investigação
poderiam ser organizadas, como mente, corpo, lei, informação, redes,
linguagem, espaço, tempo, mídia, dinheiro e água.

3. Aumentar a colaboração entre instituições. A tecnologia torna possível
que escolas formem parcerias para compartilhar alunos e professores.

4. Transformar a dissertação tradicional. Já não há mercado para livros
moldados na dissertação medieval, com mais notas de rodapé do que texto. Com
o aumento constante das pressões financeiras sobre a universidade, a
publicação de dissertações, e com ela a certificação de conhecimento, é
quase impossível.

5. Expandir o leque de opções profissionais para alunos de pós-graduação. A
maioria deles jamais terá o tipo de trabalho para o qual está sendo
treinada. É necessário, portanto, prepará-los para trabalhar em outros
campos que não o ensino superior.

6. Impor a aposentadoria obrigatória e abolir a vitaliciedade. Inicialmente
criada para proteger a liberdade acadêmica, a vitaliciedade resultou em
instituições com pouca rotatividade e professores impermeáveis à mudança.
Ela deveria ser substituída por contratos de sete anos que, como os
programas que os docentes ensinam, podem ser terminados ou renovados. Com
essa política, faculdades e universidades poderiam premiar pesquisadores,
cientistas e professores que continuam evoluindo e permanecem produtivos
enquanto abrem espaço para jovens com novas ideias e habilidades.

*Mark C. Taylor é presidente do departamento de religião na Universidade
Columbia e autor de Field Notes From Elsewhere: Reflections on Dying and
Living, a ser publicado em breve

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