quarta-feira, 20 de maio de 2009

Exceção - Senadores democratas vetam fundo para fechar Guantánamo

Notícia da Folha de São Paulo de hoje proveniente da agência de notícias Reuters.
Importante ressaltar que Obama retomou as comissões militares de exceção utilizadas por Bush. Importante ressaltar também que esses presos não tem uma acusação formal nem direito de defesa. Sua prisão é preventiva e é absurda sob qualquer pseudo-regime internacional. Só é real pois a exceção hoje se torna regra.


Senadores democratas vetam fundo para fechar Guantánamo

DA REUTERS

Num revés para o presidente Barack Obama, senadores democratas dos EUA anunciaram ontem que vetarão US$ 80 milhões que seriam usados pelo governo americano para realocar os 241 prisioneiros da base norte-americana em Guantánamo (Cuba).
O objetivo de Obama era que o dinheiro fosse incluído em uma lei -ainda pendente no Congresso- de financiamento das guerras no Iraque e no Afeganistão. Segundo os senadores, o dinheiro será liberado quando houver um plano "aceitável" sobre o que será feito com os detentos, que são suspeitos de terrorismo mas nunca foram formalmente acusados.
"A sensação era a de que estávamos defendendo o desconhecido, um plano ainda não anunciado", disse o democrata Richard Durbin.
Republicanos e alguns democratas também reiteraram ontem sua resistência a que presos sejam levados a solo americano. "Nunca permitiremos que terroristas sejam soltos nos EUA", disse o líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid.
Obama prometera fechar Guantánamo até janeiro de 2010, mas enfrenta o obstáculo sobre o destino dos detentos. Muitos não podem retornar a seus países de origem, onde correm risco de perseguição e morte. Na última sexta, Obama decidiu retomar as comissões militares criadas no governo de George W. Bush para o julgamento dos prisioneiros.

Nenhum comentário: