quarta-feira, 6 de maio de 2009

Rússia e Otan

Notícia proveniente do site Folha de São Paulo


Otan inicia manobras militares na Geórgia sob críticas da Rússia
Publicidade

da Efe, em Tbilisi

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) iniciou nesta quarta-feira na Geórgia a fase preparatória dos exercícios militares "Cooperative Longbow 09/Cooperative Lancer 09", apesar da oposição da Rússia --que tachou essas manobras de "aberta provocação". Os exercícios militares devem reacender a tensão entre Rússia e a aliança militar, que retomaram relações após atrito por confronto russo-georgiano em agosto do ano passado.

"A inauguração oficial acontecerá na próxima segunda-feira, mas os hóspedes estrangeiros já chegaram e a fase preparatória das manobras começou", disse um porta-voz do Ministério de Defesa gerogiano.

A primeira etapa dos exercícios, que acontecem dentro do programa da Otan "Associação para a Paz", será realizada em nível de Estados-Maiores e se prolongará até 19 de maio. Dois dias depois começará a etapa em terreno, da qual participarão 1.100 soldados de nove países da Otan e de quatro países integrantes do programa "Associação para a Paz", e que terminará no dia 1º junho.

Os exercícios de Estado-Maior, que acontecerão na base militar de Viazani, nos arredores de Tbilisi, têm como objetivo aumentar o grau de complementação dos países-membros em nível de brigadas multinacionais em situações de crise.

Essas manobras foram tachadas de "aberta provocação" pela Rússia, que considera que, desta forma, a Otan privilegia a Geórgia.

Tanto a Otan como as autoridades georgianas insistiram em que os exercícios, um simulacro de missão humanitária sob mandato das Nações Unidas e outro de defesa contra um ataque terrorista, acontecerão de acordo com o planejado.

Os exercícios da Otan levaram uma base militar georgiana a fazer um motim nesta terça-feira, um protesto que Tbilisi considerou "um incidente isolado" e motivado pelo governo russo.

Rússia e Geórgia se confrontaram em agosto do ano passado quando Moscou enviou as tropas contra a invasão georgiana à Ossétia do Sul e à Abhkázia.

Nenhum comentário: