quarta-feira, 29 de abril de 2009

A crise na Espanha

Notícia da FOlha de São Paula acerca dos efeitos da crise econômica na Espanha.


BC espanhol aponta maior queda da economia em 49 anos
Publicidade

da Folha Online
da Agência Lusa

O PIB (Produto Interno Bruto) espanhol caiu 1,8% no primeiro trimestre deste ano em relação aos últimos três meses de 2008, segundo as primeiras estimativas do Banco da Espanha (central), publicadas nesta quarta-feira.

Caso as estimativas se confirmem, o desempenho é o pior desde o segundo trimestre de 1960, quando o PIB retrocedeu um 1,9%.

10 questões para entender o tremor na economia
Entenda a evolução da crise que atinge a economia dos EUA

Em relação ao primeiro trimestre de 2008, a economia espanhola deverá cair 2,9%, segundo as estimativas do banco central espanhol.

"As estimativas elaboradas a partir das informações conjunturais disponíveis, sempre incompletas, mostram uma queda mais pronunciada da atividade no primeiro trimestre, de tal forma que o PIB teria recuado 2,9% em comparação anual, e 1,8% em variação trimestral", segundo o boletim mensal do banco.

A Espanha entrou em recessão (dois trimestres consecutivos de recuo do PIB) no final de 2008, após um ciclo de crescimento de uma quinzena de anos terminado em 2007.

O BC espanhol atribui a freada no consumo (que recuou 3,3% em relação os níveis de um ano atrás) à deterioração do emprego e ao aumento das incertezas ante o futuro da economia.

Desemprego

Segundo divulgou o Instituto Nacional de Estatística na semana passada, a taxa de desemprego subiu 3,45 pontos percentuais na Espanha e chegou a 17,36% da população economicamente ativa, ou 4.010.700 de desempregados, no primeiro trimestre do ano.

A crise econômica atinge em cheio o mercado de trabalho do país, superando as previsões mais pessimistas. Os últimos dados do governo espanhol, divulgados em janeiro, previam que a taxa de desemprego não passaria de 15,9% no ano.

Nenhum comentário: