sexta-feira, 24 de abril de 2009

Exceção- Quase 88 mil iraquianos morreram na guerra desde 2005, diz relatório

Notícia da Folha de São Paulo vinculada com a Associated Press que fala sobre a Guerra no Iraque.
Vale ressaltar que esses são números oficiais de relatórios incompletos, pois desde 2007 parte desses sumiu com a decisão do governo iraquiano e americano ( ou seriam o mesmo?) de não divulgar certos números. Nos anos de 2003 e 2004, os 2 primeiros onde os ataques são mais violentos, ironicamente o governo norte-americano não divulgou as estatísticas oficiais.



Quase 88 mil iraquianos morreram na guerra desde 2005, diz relatório
Publicidade

colaboração para a Folha Online
da Associated Press

Quase 88 mil iraquianos já morreram no país em decorrência da onda de violência desde 2005, segundo relatório secreto do governo do Iraque divulgado nesta quinta-feira pela agência Associated Press. Ao todo, 87.215 mil civis perderam a vida no conflito.

O documento foi formulado com base em pesquisas realizadas na imprensa local e em hospitais da região. Desde a invasão dos Estados Unidos no país, em 2003, mais de 110.600 mil iraquianos já morreram. Os números envolvem mortes violentas e a expectativa é que o total de vítimas atualmente seja de 10 a 20% maior, tendo em vista os desaparecidos e os mortos que não registrados.

O ministério da Saúde tem registrado as vítimas fatais dos conflitos desde 2005 e a ONU (Organização das Nações Unidas) tem utilizado o relatório também anualmente, juntamente os dados fornecidos pelos hospitais e necrotérios, para liberar a contagem. No entanto, no início de 2007, devido a pressão dos Estados Unidos e do governo iraquiano, os relatórios desapareceram.

Segundo o porta-voz das Nações Unidas, Farhan Haq, o órgão pediu a "estrita colaboração" do governo, mas não obteve resposta. Ironicamente, no ano passado, durante as eleições presidenciais americanas, o então candidato, e atual presidente, Barack Obama, centralizou a campanha no anúncio de plano de retirada de tropas do país.

De acordo com o relatório do governo, os números são referentes as mortes violentas de civis que morreram vítimas de uma explosão, tiroteio e atentados. Estão excluídos fatores indiretos, tais como acidentes com infraestruturas (por exemplo, desabamento), falta de assistência médica, e estresse.

Durante os anos de 2003 e 2004 não foram realizadas estatísticas oficiais. No entanto, o grupo independente com sede no Reino-Unido, Iraq Body Count, existem outras informações de mortes envolvendo civis de fontes não-oficiais, como reportagens divulgadas pela imprensa e levantamento de hospitais.

Segundo Iraq Body Count, a estimativa é que desde o início da guerra, cerca de cem mil iraquianos tenham morrido, excluindo os soldados e policiais. Os números mostram a situação dramática da população de 29 milhões de pessoas. O total de mortos representam 0,38% dos iraquianos e proporcionalmente seria como se os Estados Unidos perdesse 1,2 milhões de pessoas, em decorrência da violência, em um período de quatro anos. Segundo estimativas, 17 mil pessoas morrem anualmente nos EUA.

Nenhum comentário: